O escritor José Luiz Vaz lançou oficialmente o livro “Congadas no Sudeste de Goiás – Catalão, Ouvidor e Três Ranchos”, na manhã desta terça-feira, 15 de outubro de 2024, durante o 1º Encontro Estadual de Congadas de Goiás no auditório da Câmara Municipal de Vereadores em Ouvidor. A atividade teve a participação de autoridades dos municípios envolvidos, dentre elas; o presidente da Câmara Cleiton Mendes, os vereadores: Eurípedes Benedito, Suzana Gomes Firmino, o Procurador do Município de Ouvidor Clelisson Fonseca, a Secretaria Municipal de Cultura Lilian Nascimento, o vice-prefeito Nelci Cândido Ribeiro, sua esposa Regilania Ribeiro a 1ª dama Ana Lucia Silva Nascimento, o prefeito Cébio Machado Nascimento, o prefeito de Três Ranchos Hugo Deleon de Carvalho Costa, a 1ª dama Alexandra Custodio, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo Clicia Feitosa, o vice prefeito e prefeito eleito Haroldinho Calaça Coelho e a futura primeira dama Fabrinna Rodrigues. A obra é um marco cultural, dedicada a registrar e celebrar as Congadas, que são consideradas patrimônio imaterial do estado de Goiás. Com 32 páginas ricamente ilustradas por Yuro, o livro oferece uma visão detalhada sobre essa importante tradição que resiste ao tempo nas cidades de Catalão, Ouvidor e Três Ranchos.
Além de ser uma importante contribuição cultural, o livro tem o objetivo de educar as novas gerações, sendo distribuído gratuitamente aos alunos do ensino fundamental de escolas públicas das cidades mencionadas. A iniciativa visa preservar a memória das Congadas e transmitir às futuras gerações o valor dessa rica tradição.
Durante o evento, Luciano Gentile, coordenador de criação do projeto e consultor da UNESCO, destacou as possibilidades artístico-pedagógicas do livro, ressaltando como a arte pode contribuir para a construção de saberes e vivências.
“Um dos meios de assegurar a conservação das manifestações culturais é fazer seu registro em texto, e na forma de um livro infantil essa continuidade é mais segura,” afirmou José Luiz Vaz, reforçando o papel das crianças como guardiãs dessa tradição.
Yuro, ilustrador do livro, também compartilhou sua visão sobre a importância da arte no processo de preservação cultural. “As imagens foram elaboradas para despertar nas crianças um interesse genuíno por suas raízes, permitindo que se conectem com a história das Congadas e da região,” disse o artista, que espera que o livro inspire as crianças a explorar o mundo do desenho e mantenham viva essa tradição.
O lançamento do livro faz parte de um projeto maior, contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura e apresentado pela empresa CMOC. O projeto inclui quatro iniciativas artístico-culturais: o lançamento do livro, uma exposição fotográfica, oficinas em escolas municipais e um cortejo de Congadas que reunirá mais de 1.000 dançadores de diferentes cidades, marcando o encerramento do evento.
Sobre o 1º Encontro Estadual de Congadas de Goiás:
O evento reúne os Ternos de Congada de diversos municípios, incluindo Catalão, Ouvidor, Três Ranchos, Goiânia, Goiandira, Itumbiara, Nova Aurora, Cumarí e Urutaí, celebrando e promovendo essa tradição cultural. Além do cortejo, haverá uma exposição fotográfica e um programa de formação destinado a professores e alunos do ensino fundamental.
Sobre os Autores:
José Luiz Vaz é natural de Três Ranchos, formado e mestre em Geografia pela UFG, professor e fotógrafo. Dedica-se à pesquisa histórica e à divulgação da biodiversidade do Cerrado.
Yuro é ilustrador e quadrinista de Catalão, com experiência em histórias em quadrinhos brasileiras e internacionais.